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O Big Data e o comportamento do consumidor

Nunca foi tão acessível e ao mesmo tempo complexo entender o consumidor […]


Big Ideia, Big Data

Nunca foi tão acessível e ao mesmo tempo complexo entender o consumidor e comunicar de forma relevante.

Uma das principais vantagens que observamos em trabalhar ações digitais é a enorme quantidade de dados que a web nos disponibiliza sobre o comportamento dos consumidores. Com esses dados é possível saber entre outras coisas, quais produtos geraram maior interesse e compra, quais as principais reclamações, qual a mídia mais impactante a que horas do dia os usuários compraram mais, entre DIVERSAS outras…

Apesar de ser possível entender como o consumidor age, dificilmente se compreende por que razão ele toma aquelas atitudes. Para isso, o marketing sempre contou com a área de pesquisa. Assim, tudo aquilo que não se entende, se pergunta.

É justamente aí que surge uma das principais críticas aos modelos de pesquisa. Dependendo da forma como a pergunta é feita, ele condiciona a resposta. Em outras palavras, dificilmente a pesquisa consegue ser isenta do seu processo de investigação.
Na era em que vivemos, isso já não é mais verdade. Hoje podemos entender o comportamento do consumidor sem questioná-lo. A grande quantidade de dados já está disponível na internet no formato de linguagem natural que as pessoas utilizam para falarem entre si. Para entender o comportamento do consumidor, basta ouvir o que eles estão dizendo!

O desafio não é mais criar o formulário com as perguntas para os consumidores, mas analisar e tabular a informação que se encontra de forma desestruturada. Essa é a grande fronteira do marketing atual, transformar a enorme quantidade de dados desestruturados em informação estruturada.
Para isso é cada vez mais necessário que os profissionais de comunicação estejam alinhados com a tecnologia, quando falo alinhado, não é apenas “por dentro”, mas sim entendendo o processo de coleta de dados para entendimento do consumidor.
Os profissionais de TI é claro, não estão isento de adaptação… Basta passar um dia com um profissional de TI e ouviremos a expressão “Você não pode gerenciar aquilo que não pode medir”– Métricas, apesar de úteis esses profissionais precisam se atentar a outros aspectos.

Resumão

O que é o Big Data? Uma grande (muito grande) quantidade de dados disponível na web de forma desestruturada (bagunçada). Essa grande massa de dados são postagens nas redes sociais, sites de notícias e blogs, compartilhamentos, curtidas e tudo mais que trafega na web.
E o que essa grande massa de dados nos traz? Inteligência competitiva, é possível entender em detalhes o comportamento do consumidor e desenvolver produtos que gerem maiores interesses.

Desafio: Estruturar esses dados de forma a obter informações estratégicas sobre o mercado consumidor;
Qual a dificuldade nisso? Encontrar profissionais de TI dispostos a trabalhar com a análise de comportamento de consumidor e profissionais de comunicação dispostos a trabalhar com coleta de dados.

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